5 dicas de Segurança!

5 dicas básicas para seu dia-a-dia mais seguro!

Sempre é bom conhecer algumas dicas básicas em nosso dia-a-dia, especialmente quando o assunto é nossa segurança e de nossa família e amigos.

Pra lhe ajudar, a equipe da Helosat preparou algumas dicas para que você se sinta mais seguro e evite alguns problemas. Vamos lá!

1 – Cuidado com suas chaves!

Parece óbvio ter cuidado com as chaves de casa e os controles de portões eletrônicos, mas muitas pessoas cometem um erro que expõe sua casa e sua família e não se dão conta disso. Caso você perca a chave ou o controle de um portão automatizado, é importante realizar a troca das fechaduras principais ou ao menos, acrescentar uma nova tranca em sua casa (com corrente ou cadeado, por exemplo).

Ao procurar um chaveiro para novas cópias de sua chave, prefira aqueles que têm um ponto comercial já a algum tempo ou que você já conheça seus serviços. Não que novos profissionais não possam executar um bom trabalho, mas confiança é fundamental e nessas horas, nunca deixe que ele faça qualquer cópia a mais de sua chave que você não tenha pedido e se possível, não informe seu endereço ao menos que já conheça o profissional.

E se precisar de um profissional para reprogramar um novo controle do seu portão, chame sempre um de confiança ou indicado por um amigo e, durante a realização do serviço, o profissional deve codificar o novo controle na sua frente e somente para o controle que você pediu. Não deixe que ele utilize algum outro controle nem que ele diga que é só para um teste. Isso fará com que ele tenha uma cópia da frequência do seu portão eletrônico e poderá abrí-lo sempre que quiser.

E é claro, contate sempre a Helosat pois faremos a programação de um novo controle de portão, mesmo que não tenha sido instalado por nossa equipe e você terá a certeza de contar com nosso profissionalismo e honestidade.

2 – Portas e Janelas sempre trancadas!

Sempre que se ausentar de sua residência ou empresa ou for viajar, confira se deixou todos os acessos para a área interna devidamente fechados e se possível, trancados.

Em residências, mesmo janelas de sobrados que parecem de difícil acesso como banheiros ou sótãos, podem ser alcançadas por bandidos que estão motivados em realizar seus furtos. Se possível, instale grades externas ou mesmo internas com vãos menores que a cabeça de uma criança, além da segurança de não entrar nenhum estranho em sua casa, você também evitará acidentes domésticos com as crianças de sua família, especialmente nos andares de cima.

Já nas empresas, procure sempre contar com o serviço de um empresa de monitoramento ou, no mínimo, instale uma Central de Alarme com sensores nas portas e janelas, um Kit CFTV de câmeras de vigilância e também Cercas Elétricas.

A Helosat conta com várias opções nesses produtos e serviços que certamente garantirão maior segurança e tranquilidade em seu patrimônio seja durante sua ausência para um dia de trabalho ou mesmo para um período mais longo e merecido de descanso como por exemplo, suas férias!

3 – Redobre a atenção ao entrar ou sair

Parece que esses são os momentos preferidos dos ladrões que hoje em dia, não se preocupam mais se a residência ou empresa está vazia para efetuarem seus assaltos.

Pelo fato de que muitas vezes estamos um pouco distraídos ao sairmos de casa devido ao horário, atrasados para o trabalho ou para a escola dos filhos ou, ao final do dia, voltando pra casa, já cansados do dia atribulado, nos tornamos vítimas fáceis e até vulneráveis nesse momento.

Antes de sair, procure estar atento ao movimento da rua e se possuir portão automatizado, só o abra quando estiver já com seu veículo ligado e engatado para que o momento de saída seja o mais rápido, especialmente no período noturno. Ao chegar, antes de entrar, confira o movimento da rua e evite abrir o portão sem antes ter certeza de que não há nenhum estranho aguardando o momento de agir. Se perceber que tem algum desconhecido parado ou principalmente, se estiver passando um ou dois sujeitos de moto em frente à sua casa, passe reto por seu portão, dê uma volta mais longa e ao retornar, só abra o portão com a certeza de tranquilidade.

Sistemas de Câmeras, espelhos com lente de aumento, luzes com sensor de presença em seu portão e portões automatizados são alguns dos produtos que a Helosat disponibiliza pra sua casa ou empresa que pode ajudar a diminuir o risco de algum problema na hora de entrar ou sair do local. Consulte-nos que teremos o maior prazer em auxiliá-lo.

4 – Evite a “ostentação”

Ao comprar móveis ou eletrodomésticos novos e especialmente, produtos eletrônicos tais como videogames, TVs ou qualquer item de valor elevado, evite jogar suas embalagens no lixo da maneira que faz habitualmente, pois o que pra você pode ser uma tarefa normal, para um bandido, pode ser o sinal de que sua residência ou empresa possui itens que ele facilmente conseguiria passar pra frente se os roubar.

Assim, a caixa daquela TV Led de 55 polegadas, deve ser amassada, virada do avesso, cortada em pedaços menores e colocadas em sacos que possam esconder o que possui dentro, ou mesmo descartadas diretamente nos Ecopontos da Prefeitura espalhados pela cidade. Evite deixar esse tipo de embalagem na sua calçada, assim como, caixas de notebooks, de smartphones de última geração, enfim, de produtos que possam chamar atenção para o que você tem dentro de sua propriedade.

Pode parecer um absurdo, mas se os seus vizinhos saberão que você adquiriu algo novo, qualquer pessoa que passar na rua, saberá também. E certamente, poderá atrair bandidos.

5 – Seja um bom vizinho

Infelizmente, devido à violência, as pessoas cada vez mais ficam trancadas dentro de suas casas e, consequentemente, não temos as mesmas relações com nossos vizinhos que nossos pais tinham quando éramos crianças. Especialmente se você se mudou para um novo bairro, muitas vezes passam-se meses sem que você saiba quem mora ao lado.

Mas uma dica muito importante que servirá não só para um bom relacionamento como cidadão mas também para ajudar na sua segurança diária é manter um contato constante com seus vizinhos. Isso fará com que as pessoas ao redor que lhe conhecem, estejam sempre atentas a qualquer fato suspeito, barulho diferente e até mesmo, pessoas estranhas que adentrarem sua residência ou empresa em uma situação atípica.

É aquela situação que às vezes queremos evitar, a do vizinho tomando conta da nossa vida, mas em casos extremos que envolvam sua segurança, a bisbilhotice alheia pode salvar vidas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *